Operações Básicas da Matemática
Professores do Projeto José Aparecido Oliveira
Nível:
Ensino Fundamental (Alunos de 10 a 12 anos)
1.
Introdução.
Neste material você encontrará novas formas de treinar as
operações básicas da matemática. São elas: adição, subtração,
multiplicação e divisão. Portanto, assumimos que o leitor já
possui familiaridade com o assunto.
O enfoque deste material será na solução de situações que
envolvam estas operações, porém sem explicitá-las no enunciado.
Aos professores: Ao escrever um material
de treinamento ou ao iniciar uma aula, é importante o professor
deixar claro aos alunos quais instrumentos serão tomados como
pré-requisitos para o que será apresentado em seguida.
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2.
Adição, Subtração e Multiplicação
Problema 1. Para fazer uma salada de frutas, Maria usou três
bananas, quatro maças e oito laranjas. Quantas frutas ela usou ao
todo?
Solução.
Problema 2. Enquanto seguia por uma trilha, um andarilho
encontrou três mulheres. Cada mulher carregava três sacos e, em
cada saco, havia três gatos. Quantos gatos havia na história?
Solução.
Problema 3. Numa tribo, havia 80 mulheres. Um pesquisador
observou que 20 mulheres dessa tribo usavam apenas um brinco. Das
restantes, metade usava dois brincos e a outra metade não usava
nenhum. Quantos brincos havia na total?
Solução.
Problema 4. João possui cinco cabras e oito frangos. Quantas
pernas possuem todos os animais de João reunidos?
Solução.
3. Inventando Problemas
Na seção anterior, fomos levados a utilizar as operações básicas
com o objetivo de resolver os problemas apresentados. Porém, também
podemos fazer o contrário. Isto é, dada uma expressão matemática,
podemos criar uma situação cuja solução envolve a resolução
dessa expressão. Vejamos como isso funciona com um exemplo.
Problema 5. Construa um enunciado para a seguinte expressão
Solução. Alfredo foi ao mercado e comprou cinco melancias e
oito abacaxis. Cada melancia pesava 3 quilos e cada abacaxi pesava
dois quilos. Quantos quilos pesavam as compras de Alfredo.
Problema 6. Agora chegou a sua vez. Construa enunciados para
as seguintes expressões algébricas:
a)
b)
c)
Problema 7. Existe diferença entre as expressões
e ?
4.
Problemas com Tempo
Nosso sistema de numeração é conhecido como sistema decimal por
agrupar as quantidades em grupos de dez. Por exemplo, 10 unidades
equivalem a uma dezena, 10 dezenas equivalem a uma centena e assim
por diante. Porém, existem muitas formas de agrupar as quantidades.
Uma dessas formas é o tempo. Observe que para formar um minuto são
necessários 60 segundos. Isso muda a forma que fazemos as operações.
Para deixar mais claro, faremos alguns exemplos.
Problema 8. Em uma prova de atletismo, o vencedor percorreu
todo o percurso em 4 horas e 20 minutos, enquanto o último lugar
terminou a prova e 3 horas e 35 minutos. Quantos minutos o primeiro
lugar teve que esperar para que o último cruzasse a linha de
chegada?
Problema 9. Joaquim sabe que pode pintar a parede de sua casa
em 1 hora e 15 minutos. João, que é duas vezes mais lento do que
Joaquim, começou a pintar a parede da casa de João quando o relógio
marcava 15:50. Dessa forma, que horas Joaquim terminará o serviço?
5.
Problemas Propostos
Para
finalizar nosso artigo, deixaremos uma lista de exercícios para o
leitor treinar o que foi estudado anteriormente.
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