segunda-feira, 6 de agosto de 2012

operacões basicas


Operações Básicas da Matemática

Professores do Projeto José Aparecido Oliveira


Nível: Ensino Fundamental (Alunos de 10 a 12 anos)

1. Introdução.

Neste material você encontrará novas formas de treinar as operações básicas da matemática. São elas: adição, subtração, multiplicação e divisão. Portanto, assumimos que o leitor já possui familiaridade com o assunto.
O enfoque deste material será na solução de situações que envolvam estas operações, porém sem explicitá-las no enunciado.

Aos professores: Ao escrever um material de treinamento ou ao iniciar uma aula, é importante o professor deixar claro aos alunos quais instrumentos serão tomados como pré-requisitos para o que será apresentado em seguida.


2. Adição, Subtração e Multiplicação
Problema 1. Para fazer uma salada de frutas, Maria usou três bananas, quatro maças e oito laranjas. Quantas frutas ela usou ao todo?

Solução.

Problema 2. Enquanto seguia por uma trilha, um andarilho encontrou três mulheres. Cada mulher carregava três sacos e, em cada saco, havia três gatos. Quantos gatos havia na história?

Solução.

Problema 3. Numa tribo, havia 80 mulheres. Um pesquisador observou que 20 mulheres dessa tribo usavam apenas um brinco. Das restantes, metade usava dois brincos e a outra metade não usava nenhum. Quantos brincos havia na total?

Solução.

Problema 4. João possui cinco cabras e oito frangos. Quantas pernas possuem todos os animais de João reunidos?

Solução.

3. Inventando Problemas

Na seção anterior, fomos levados a utilizar as operações básicas com o objetivo de resolver os problemas apresentados. Porém, também podemos fazer o contrário. Isto é, dada uma expressão matemática, podemos criar uma situação cuja solução envolve a resolução dessa expressão. Vejamos como isso funciona com um exemplo.

Problema 5. Construa um enunciado para a seguinte expressão

Solução. Alfredo foi ao mercado e comprou cinco melancias e oito abacaxis. Cada melancia pesava 3 quilos e cada abacaxi pesava dois quilos. Quantos quilos pesavam as compras de Alfredo.

Problema 6. Agora chegou a sua vez. Construa enunciados para as seguintes expressões algébricas:
a)
b)
c)

Problema 7. Existe diferença entre as expressões
e ?


4. Problemas com Tempo
Nosso sistema de numeração é conhecido como sistema decimal por agrupar as quantidades em grupos de dez. Por exemplo, 10 unidades equivalem a uma dezena, 10 dezenas equivalem a uma centena e assim por diante. Porém, existem muitas formas de agrupar as quantidades. Uma dessas formas é o tempo. Observe que para formar um minuto são necessários 60 segundos. Isso muda a forma que fazemos as operações. Para deixar mais claro, faremos alguns exemplos.

Problema 8. Em uma prova de atletismo, o vencedor percorreu todo o percurso em 4 horas e 20 minutos, enquanto o último lugar terminou a prova e 3 horas e 35 minutos. Quantos minutos o primeiro lugar teve que esperar para que o último cruzasse a linha de chegada?

Problema 9. Joaquim sabe que pode pintar a parede de sua casa em 1 hora e 15 minutos. João, que é duas vezes mais lento do que Joaquim, começou a pintar a parede da casa de João quando o relógio marcava 15:50. Dessa forma, que horas Joaquim terminará o serviço?

5. Problemas Propostos
Para finalizar nosso artigo, deixaremos uma lista de exercícios para o leitor treinar o que foi estudado anteriormente.


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